O que é câncer de pele?
O câncer de pele ocorre quando as células normais da pele se transformam em células anormais. Existem 2 tipos principais de câncer de pele: melanoma e não melanoma. O câncer de pele não melanoma pode ocorrer em qualquer parte da pele, mas geralmente ocorre na cabeça, rosto, pescoço, dorso das mãos, braços e pernas. Isso ocorre porque essas partes do corpo estão mais expostas aos raios solares.
O câncer de pele geralmente é causado pela exposição ao sol e queimaduras solares. Na verdade, os efeitos prejudiciais do sol aumentam com o tempo (chamado de efeito cumulativo). Quanto mais você está exposto ao sol, ou a camas de bronzeamento (que simulam a radiação solar) em sua vida, maior o risco de câncer de pele.
Os 2 tipos mais comuns de câncer de pele não melanoma são chamados de "carcinoma basocelular" (CBC) e "carcinoma espinocelular" (CEC). A maioria das formas de câncer de pele não melanoma podem ser facilmente tratadas porque crescem lentamente. Mas, se não forem tratados, alguns cânceres de pele não melanoma podem se tornar grandes ou se espalhar dentro do corpo.
Quais são os sintomas do câncer de pele não melanoma?
O câncer de pele parece uma área anormal da pele e pode ter as seguintes características:
- Rosa
- Vermelho e inchado
- Descamação
- Sangrando ou parecendo uma ferida aberta
- Grosso ou duro
Outras alterações na pele devido aos danos do sol também podem ocorrer. Algumas pessoas, especialmente as de pele clara, podem apresentar manchas escamosas, ásperas ou acidentadas, chamadas de "ceratoses actínicas". As ceratoses actínicas são freqüentemente encontradas na face, orelhas, braços ou couro cabeludo. Às vezes, eles podem se transformar em câncer de pele. Os médicos geralmente tratam as ceratoses actínicas para diminuir a chance de que isso aconteça.
As alterações da pele também podem ser causadas por doenças que não são câncer. Mas você deve mostrar ao seu médico todas as alterações cutâneas que você acha que podem ser anormais.
Existe um teste para câncer de pele?
Sim. Seu médico fará um exame e verificará a pele de todo o corpo. Se ele suspeitar que você tem câncer de pele, você fará um teste chamado biópsia. Durante a biópsia, o médico colherá uma pequena amostra da área anormal ou removerá toda a área anormal. Em seguida, outro médico examinará as células da pele em um microscópio para verificar se há câncer.
Se o seu médico suspeitar que o câncer de pele se espalhou pelo seu corpo, você fará outros exames de acompanhamento. Isso pode incluir uma biópsia de tecido dentro do corpo ou exames de imagem. Os testes de imagem criam imagens do interior do corpo e podem mostrar crescimentos anormais.
O tratamento certo para você dependerá muito do tipo de câncer de pele que você tem, seu tamanho e localização. Também dependerá da sua idade e de outros problemas de saúde.
Como o câncer de pele não melanoma é tratado?
A maioria das pessoas com câncer de pele não melanoma passa por um ou mais dos seguintes tratamentos:
- Cirurgia - o câncer de pele geralmente é tratado com cirurgia para remover ou destruir o câncer. Os médicos podem fazer diferentes tipos de cirurgia para tratar o câncer de pele.
- Radioterapia - a radiação mata as células cancerosas.
- Cremes para a pele - seu médico pode prescrever um creme para você aplicar no tratamento do câncer de pele. Os medicamentos desses cremes podem matar as células cancerosas.
- Terapia fotodinâmica - A terapia fotodinâmica mata as células cancerosas. Para essa terapia, o médico usa um creme especial e uma luz especial para tratar o câncer de pele.
O que acontece após o tratamento?
Após o tratamento, você precisará ser examinado de vez em quando para ver se o câncer de pele volta ou se aparece um novo câncer de pele. O seu médico fará um exame e examinará toda a sua pele. A maioria dos médicos também recomenda que você continue examinando sua pele para ver se há novas alterações. Mostre ao seu médico ou enfermeiro todas as alterações cutâneas que encontrar.
O câncer de pele pode ser prevenido?
Você pode ajudar a prevenir o câncer de pele protegendo-a dos raios solares. Para reduzir a chance de desenvolver câncer de pele, você pode:
- Fique longe do sol no meio do dia (das 10h às 16h)
- Use protetor solar e reaplique-o com frequência
- Use um chapéu de aba larga, camisa de mangas compridas ou calças compridas
- Não usar camas de bronzeamento